Não há dúvidas a respeito do engajamento que a banda inglesa, Coldplay, tem com as pautas socioambientais. A turnê de 2023 “Music of the Spheres”, chega com diversas promessas para tornar esses shows mais sustentáveis. E a banda do front man, Chris Martin, marca sua icônica passagem pela capital paranaense nas noites desta terça-feira (21) e quarta-feira (22).
O conjunto adotou diversas atitudes para reduzir os impactos negativos no meio ambiente, como: plantar uma árvore para cada ingresso vendido, implementar a gestão de resíduos – reduzindo o grande número de materiais encaminhados para aterros -, como por exemplo, a compostagem da grande quantidade de confete utilizado durante a performance da banda nos shows.
A separação e coleta de resíduos é uma característica das apresentações do Coldplay em Curitiba. Sempre dando a devida atenção para a destinação e descarte apropriado desses materiais. É nesse momento que a Composta+ e a Boomerang Soluções Ambientais surgem como uma grande aliada da causa.
Como parte da implementação de gestão de resíduos, a Boomerang, tem como propósito sempre fomentar o comércio local buscando parceiros (como a Composta+) e promovendo empregos e renda nas cidades onde executam seus eventos sustentáveis.
Em grandes shows, como esse, a quantidade de resíduos produzidos é enorme, podendo ser muito maléfica e danosa para o meio ambiente se não receberem a devida atenção e destinação. Grande parte desses resíduos são compostos por materiais orgânicos, como: restos de alimentos, guardanapos, entre outros itens de origem vegetal.
Quando esses resíduos são descartados de forma inadequada, geram gases tóxicos que contribuem com o efeito estufa, poluição do ar, da água e do solo, sendo altamente prejudiciais para a vida humana e animal.
Por isso, a coleta seletiva de resíduos orgânicos é uma prática essencial para minimizar os impactos ambientais; aumentar a taxa de reciclagem e incentivar o público a adotar hábitos cada vez mais sustentáveis.
Imagine um cenário em que todo esse resíduo orgânico de milhares de pessoas simplesmente fosse jogado em aterros e lixões, onde iria poluir e nunca mais poderia ser reaproveitado. Por isso, a Composta+ fica responsável pela coleta, destinação e compostagem desses resíduos descartados, transformando esse “lixo” em adubo 100% orgânico! Corrigindo esse destino.
Após realizado o processo de compostagem, todo o adubo produzido será destinado – em forma de doação – para projetos que visam a construção de hortas comunitárias da capital paranaense.